quarta-feira, 28 de agosto de 2013

LIVRO PÃO NOSSO - CHICO XAVIER POR EMMANUEL

ENTENDIMENTO

“Transformai-vos pela renovação do vosso entendimento.” — Paulo. (ROMANOS, CAPÍTULO 12, VERSÍCULO 2.)

Quando nos reportamos ao problema da trans­formação espiritual, a comunidade dos discípulos do Evangelho concorda conosco, quanto a semelhante necessidade, mas nem todos demonstram perfeita compreensão do assunto.
No fundo, todos anelam a modificação, no en­tanto, a maioria não aspira senão à mudança de classificação convencional.
Os menos favorecidos pelo dinheiro buscam es­calar o domínio das possibilidades materiais, os de­tentores de tarefas humildes pleiteiam as grandes posições e, num crescendo desconcertante, quase todos pretendem a transformação indébita das opor­tunidades a que se ajustam, mergulhando na desor­dem inquietante. A renovação indispensável não é a de plano exterior flutuante.
Transformar-se-á o cristão devotado, não pelos sinais externos, e sim pelo enten­dimento, dotando a própria mente de nova luz, em novas concepções.
Assim como qualquer trabalho terrestre pede a sincera aplicação dos aprendizes que a ele se dedi­cam, o serviço de aprimoramento mental exige cons­tância de esforço no bem e no conhecimento.
Ainda aqui, é forçoso reconhecer que a disciplina entrará com fatores decisivos.
Não te cristalizes, pois, em falsas noções que já te prejudicaram o dia de ontem.
Repara a estrutura dos teus raciocínios de agora, ante as circunstâncias que te rodeiam.

Pergunta a ti próprio quanto ganhaste no Evangelho para analisar retamente esse ou aquele acontecimento de teu ca­minho. Faze isto e a Bondade do Senhor te auxiliará na esclarecedora resposta a ti mesmo.

Nenhum comentário: