segunda-feira, 26 de agosto de 2013

LIVRO PÃO NOSSO - CHICO XAVIER POR EMMANUEL

FALSOS DISCURSOS

       “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos.” — (TIAGO. CAPÍTULO 1, VERSÍCULO 22.)

Nunca é demasiado comentar a importância e o caráter sagrado da palavra.
O próprio Evangelho assevera que no princípio era o Verbo, e quem examine atentamente a posição atual do mundo reconhecerá que todas as situações difíceis se originam do poder verbalista mal aplicado.
Falsos discursos enganaram indivíduos, famílias e nações. Acreditaram alguns em promessas vãs, ou­tros em teorias falaciosas, outros, ainda, em pers­pectivas de liberdade sem obrigações. E raças, agru­pamentos e criaturas, identificando a ilusão, atri­tam-se, mutuamente, procurando a paternidade das culpas.
Muito sangue e muita lágrima tem custado a criação do verbo humano. Impossível, por agora, computar esse preço doloroso ou determinar quanto tempo se fará necessário ao resgate preciso.
No turbilhão de lutas, todavia, o amigo do Cristo pode valer-se do tesouro evangélico, em proveito de sua esfera individual.
Cumprir a palavra do Mestre em nós é o pro­grama divino. Sem a execução desse plano de sal­vação, os demais serviços sob nossa responsabilidade Constituirão sublimada teologia, raciocínios brilhantes, magnífica literatura, muita admiração e respeito do campo inferior do mundo, mas nunca a realização necessária.
Eis o motivo pelo qual é sempre perigoso esta­cionar, no caminho, a ouvir quem foge à realidade de nossos deveres.

Nenhum comentário: