quarta-feira, 26 de outubro de 2011


O MÉDICO

Ainda não havíamos terminado as expansões de carinho e alegria, no reencontro, quando o médico esperado chegou.
Tia Eunice foi recebê-lo e trouxe-o á câmara.
Bem-humorado e bem disposto, ele distribuiu saudações com muita alegria.
Examinou-me atenciosamente, aplicou-me raios de luz, acionando pequenino aparelho que não sei descrever, e, em seguida, passou-me a mão direita, em silêncio, muitas vezes, sobre o peito e a cabeça, observando eu que seus dedos se desprendiam faíscas de luz azulada e brilhante.
Terminadas essas operações, levadas a efeito diante de todos os nossos, entrou a conversar, satisfeito e otimista, dando-me a impressão de que se achava muito mais preocupado em dar-me idéias novas que remédios.
Não me perguntou pelo clínico que me tratava em casa, não se interessou
visivelmente por minhagarganta dolorida, nem fez qualquer indagação que me pudesse transportar o pensamento para a situação passada.
Com habilidade, compeliu-me a esquecer a esquecer a dor e a aflição, distraiu-me com assuntos muito interessantes.
Perguntou-me que profissão teria escolhido na Terra, se continuasse entre os
espíritos encarnados, e, quando lhe disse algo do meu pendor para a avaliação, começou a discorrer de modo tão fascinante sobre o progresso da ciência de voar, que me senti francamente outro, despreocupado das idéias de moléstia e apego inferior ao corpo físico que abandonara.
Falava ele como experimentado professor de navegação aérea.
Ouvia-o, por isso mesmo, com crescente assombro.
Depois de inteligente exposição sobre o tema que tanto me interessava, assegurou-me que conhece o nosso Santos Dumont, prometendo-me outras palestras sobre a aviação, na primeira oportunidade.
Percebendo que o bondoso médico ia colocar ponto final à conversação, arrisquei-me a perguntar, absolutamente esquecido de minha enfermidade:
-Doutor, o senhor acredita que poderei continuar estudando aqui?
-Como não? –respondeu, contente –ninguém precisa interromper o serviço de educação própria, por se haver privado do corpo de carne terrestre. Espero vê-lo animado e fortalecido, em breve tempo, para estudar e adquirir conhecimentos novos.
Essas palavras enchiam-me de estímulo e satisfação.
Ao despedir-se, recomendou que eu fosse matriculado no Parque dos Meninos, onde teria os benefícios que me eram indispensáveis, no que vovó Adélia e Tia Eunice aquiesceram, agradecidas.
Quando o médio se foi notei que deixara de escutar os gritos de mamãe e que as dores haviam desaparecido inexplicavelmente.

LIVRO MENSAGENS DE UM PEQUENO MORTO
CHICO XAVIE POR NEIO LÚCIO

Nenhum comentário: