quinta-feira, 31 de janeiro de 2008
quarta-feira, 30 de janeiro de 2008
INDIVIDUALISMO
A imaturidade psicológica não oferece sinergia para as lutas com efetivo espírito de competitividade e de realização. Porque num estado medíocre de evolução, o homem busca sobressair-se, engendrando mecanismos de individualismo e utilizando-se de superados métodos de combate aos outros antes que de autolibertação. Todo individualista impõe-se, usando os demais, e converte-se em títere de si mesmo e dos outros, ou sucumbe nas sombras espetaculares do transtorno íntimo que foge para a loucura ou o suicídio. Os objetivos não conflitivos da vida, porém, são conseguidos pelo indivíduo que os reparte com o seu grupo social, no qual sustenta os ideais, haurindo aí sinergias para prosseguir lutando e vencendo, de forma saudável e equilibrada, sem projeções nem imagens irreais.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:41 0 comentários
terça-feira, 29 de janeiro de 2008
IMAGEM E PROJEÇÃO
Postado por EDUARDO BARROS às 07:47 0 comentários
segunda-feira, 28 de janeiro de 2008
ASTÚCIA E CRIATIVIDADE
Postado por EDUARDO BARROS às 07:27 0 comentários
domingo, 27 de janeiro de 2008
SUCESSO E FRACASSO
O homem tem necessidade de enfrentar desafios. São eles que o impulsionam ao crescimento, ao desenvolvimento de suas aptidões e potencialidades, sem o que permaneceria sem objetivo, relegando-o ao letargo, à negação da própria mecânica da vida que se expressa como evolução. A rebelião ante a sua ocorrência, a desestruturação íntima, a perda do sentido da luta, além de constituírem prejuízo emocional, representam fracasso real. O insucesso de um cometimento pode tornar-se experiência que predispõe ao triunfo próximo. Na estratégia bélica, vencer a guerra é a meta, e não somente ganhar batalhas. O importante e essencial, no entanto, é sair vitorioso na luta final, aquela que define o combate. O homem de sucesso ou de fracasso exterior deve vigiar o comportamento íntimo para detectar como se encontra realmente, e remanejar a situação.Produzir a harmonia entre o eu superior e o ego é que realmente representa sucesso ideal.
Postado por EDUARDO BARROS às 10:09 0 comentários
sexta-feira, 25 de janeiro de 2008
OBJETIVOS CONFLITIVOS
Postado por EDUARDO BARROS às 07:28 0 comentários
quinta-feira, 24 de janeiro de 2008
RELATIVIDADE DA VIDA FÍSICA
Embora a relatividade do ser físico, da existência terrena, o sentido da vida permanece inalterado. Se se depositam no corpo, apenas, todas as aspirações, à medida que ele envelhece, que se lhe diminuem as resistências e possibilidades, claro está que perdem o impacto e o objetivo. A busca do sentido da vida ultrapassa a manifestação da forma e prossegue em outras dimensões, aformoseando o ser que projeta, sim, a sua realidade para outros cometimentos existenciais futuros, outros desafios humanos, superando-se através das conquistas ar mazenadas, direcionando-se para a integração na harmonia da Consciência Cósmica, livre de retentivas com a retaguarda, desembaraçado de aflições, porque superadas, e aberto a novas expressões sempre portadoras da peregrina luz da sabedoria.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:19 0 comentários
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
SIGNIFICADO DO SOFRIMENTO NA VIDA
Postado por EDUARDO BARROS às 08:04 0 comentários
terça-feira, 22 de janeiro de 2008
NECESSIDADE DE OBJETIVO
A busca de um sentido existencial por parte do ser humano constitui-lhe uma força inata impulsionadora para o seu progresso. Ao identificá-lo, torna-se-lhe o objetivo básico a ser conquistado, empenhando todos os recursos para a consecução da meta. Graças a isso, que podem ser os seus ideais, as suas necessidades, as suas ambições, oferece a vida e não teme a morte, conseguindo, inclusive, permanecer sob as mais miseráveis e inumanas condições, desde que essa chama permaneça acesa interiormente. Quando o ser se percebe atuante, produtivo, necessário, vibra e produz. Todo e qualquer contributo psicoterapêutico, logoterapêutico, há de considerar a autovalorização do paciente. Jesus sintetizou-o, na resposta com que concluiu o diálogo com o sacerdote que o interrogara a respeito do reino dos céus:
Postado por EDUARDO BARROS às 07:32 0 comentários
segunda-feira, 21 de janeiro de 2008
O VAZIO EXISTENCIAL
A tensão de novas buscas e a saturação que decorre do conseguir, resultam em transtorno neurótico. Com o tempo disponível e falta de objetivo, a única saída emocional é o mergulho na depressão. Essa ocorrência é comum nas pessoas atuantes que param de agir abruptamente, por enfermidades, por aposentadoria, pelos feriados e períodos de férias, que lhes abrem as feridas existenciais do vazio. A psicoterapia unida à logoterapia amenizam a situação, propondo um sentido natural à existência, objetivos duradouros, que exigem esforço, embora sejam compreensíveis as recaídas até a fixação dos novos valores.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:49 0 comentários
domingo, 20 de janeiro de 2008
A BUSCA DO SENTIDO EXISTENCIAL
Existir significa ter vida, fazer parte do Universo, contribuir para a harmonia do Cosmos.A existência humana é uma síntese de múltiplas experiências evolutivas, trabalhadas pelo tempo através de automatismos que se transformam em instintos e se transmudam nas elevadas expressões do sentimento e da razão. A vida é inerente a tudo, e tentar explicar-lhe a causa, o motivo do Primeiro Movimento que lhe deu origem, é perder-se em elucubrações filosóficas e religiosas desnecessárias. Aceitar-lhe a realidade sem discussão, que se apresenta como fuga psicológica para o seu enfrentamento, é o primeiro passo. O próprio esforço, na mínima realização vitoriosa, contribui para o favorecimento da capacidade de se prosseguir conquistando as metas que, ao serem alcançadas, oferecem outras novas, que podem proporcionar melhores condições de plenitude e de integração na Consciência Cósmica.
Postado por EDUARDO BARROS às 13:28 0 comentários
sexta-feira, 18 de janeiro de 2008
EXISTÊNCIAS FRAGMENTADAS
Postado por EDUARDO BARROS às 07:17 0 comentários
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
NOSTALGIA E DEPRESSÃO
As síndromes de infelicidade cultivada tornam-se estados patológicos mais profundos de nostalgia, que induzem à depressão. A eleição do recurso terapêutico deve ser feita pelo paciente, se dispuser da necessária lucidez para tanto, ou a dos familiares, com melhor juízo, a fim de evitar danos compreensíveis, os quais, ocorrendo, geram mais complexidades e dificuldades de recuperação. Seja, no entanto, qual for a problemática nessa área, a criação de uma psicosfera saudável em torno do paciente, a mudança de fatores psicossociais no lar e mesmo no ambiente de trabalho constituem valiosos recursos para a reconquista da saúde mental e emocional. O homem é a medida dos seus esforços e lutas interiores para o autocrescimento, para a aquisição das paisagens emocionais.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:18 0 comentários
quarta-feira, 16 de janeiro de 2008
INSEGURANÇA E ARREPENDIMENTO
A criança mal amada, que padece violências físicas e psicológicas, vê o mundo e as pessoas através de uma óptica distorcida. As suas imagens estão focadas de maneira incorreta e, como consequência, causam-lhe pavor. O ser psicológico é o vigilante do domicilio celular. Conforme conduzir-se, estabelecerá as satisfatórias ou negativas manifestações da saúde física e mental. Aprofundar reflexões nas causas da insegurança e do arrependimento de maneira edificante, procurando retirar o melhor proveito, sem culpa nem castração, é o desafio do momento para cada ser, que então se disporá à superação dos agentes constritores e de desagregação da personalidade.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:36 0 comentários
terça-feira, 15 de janeiro de 2008
FERIDAS E CICATRIZES DA INFÂNCIA
Postado por EDUARDO BARROS às 07:38 0 comentários
segunda-feira, 14 de janeiro de 2008
MECANISMOS CONFLITIVOS
Postado por EDUARDO BARROS às 07:45 0 comentários
domingo, 13 de janeiro de 2008
A BUSCA DA REALIZAÇÃO
Postado por EDUARDO BARROS às 13:26 0 comentários
sexta-feira, 11 de janeiro de 2008
DUALIDADE DO BEM E DO MAL
Postado por EDUARDO BARROS às 07:45 0 comentários
quinta-feira, 10 de janeiro de 2008
O EU E A ILUSÃO
Postado por EDUARDO BARROS às 07:37 0 comentários
quarta-feira, 9 de janeiro de 2008
HEDONISMO
Postado por EDUARDO BARROS às 07:51 0 comentários
terça-feira, 8 de janeiro de 2008
FUGAS E REALIDADE
Postado por EDUARDO BARROS às 07:39 0 comentários
segunda-feira, 7 de janeiro de 2008
AFEIÇÕES E CONFLITOS
Postado por EDUARDO BARROS às 06:40 0 comentários
domingo, 6 de janeiro de 2008
PODER PARA O PRAZER
Postado por EDUARDO BARROS às 11:04 0 comentários
sexta-feira, 4 de janeiro de 2008
PODER PARA O PRAZER
Postado por EDUARDO BARROS às 08:43 0 comentários
quinta-feira, 3 de janeiro de 2008
CONQUISTA DO PRAZER
Postado por EDUARDO BARROS às 07:36 0 comentários
quarta-feira, 2 de janeiro de 2008
CASAMENTO E COMPANHEIRISMO
compromissos da camaradagem em qualquer estágio da união que os vincula, reciprocamente, um ao outro ser. Todo compromisso afetivo, portanto, que envolve dois indivíduos, torna-se de magna importância para o comportamento psicológico de ambos. Rupturas abruptas, cenas agressivas, atitudes levianas e vulgaridade geram lesões na alma da vítima, assim como naquele que as assume.
Postado por EDUARDO BARROS às 07:25 0 comentários
terça-feira, 1 de janeiro de 2008
MEDO DE AMAR
Postado por EDUARDO BARROS às 08:50 0 comentários