quarta-feira, 30 de abril de 2008

CONVITE À PRUDÊNCIA


Uma palavra que nos chega aos ouvidos, ferinte, conduz-nos a uma posição exaltada, impedindo, em conseqüência, a perfeita ordenação mental, que assim nos induz, através de ângulos falsos da observação perturbada, a resultados danosos. Precipitado, Napoleão conquistou a Europa e, refletindo, meditou tardiamente nos erros cometidos, em Santa Helena. Conduzido pela supremacia da força, Alexandre Magno dominou o mundo e febres estranhas tomaram-lhe o corpo jovem, antes das reflexões de que muito necessitava. Com prudência Jesus pensou, falou e agiu.Construído, paulatinamente, surge um reino de venturas plenas que a pouco e pouco, não obstante a precipitação destes ou daqueles apaniguados do mundo, vai fixando os seus alicerces no imo dos homens, como bandeira de paz e de esperança para a humanidade inteira na direção dos milênios. Prudência, pois, como atitude de santificação interior.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

terça-feira, 29 de abril de 2008

CONVITE AO PROGRESSO


Justo preservá-lo. Necessário fomentá-lo. Indispensável construi-lo, quando escasseia.Referimo-nos ao progresso espiritual de cuja fonte se originam as diversas manifestações de bem-estar e harmonia gerais. Na sustentação do equilíbrio somático se investem recursos externos de vária procedência, sem que se considere ser o campo da forma a materialização das engrenagens espirituais exteriorizadas em implementos celulares de que necessita o ser para a própria evolução. O progresso de cada um como da coletividade decorre do estado dalma de quem o elabora. Favorece-te, desse modo, com as nobres idéias cristãs, tornando-te afortunado em moedas-bom-humor, a fim de que a saúde íntima se espraie em aparência agradável, equilíbrio orgânico e harmonia psíquica, contribuindo para o progresso do Evangelho na Terra, até o momento final do êxito na jornada física que te é oportunidade feliz e redentora, conduzindo contigo os companheiros que encontres pela retaguarda dos caminhos.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

segunda-feira, 28 de abril de 2008

CONVITE À PROBIDADE


À Consideras interiormente revoltado quanto ocorre em torno de ti e não poucas vezes vitimando-te também: As circunstâncias negativas que proliferam cruéis, engendrando conflitos arbitrários que dizimam multidões inocentes sob o estrugir de guerras inexoráveis; A fortuna que transita, passando de cofre a cofre, nos quais a usura coloca terríveis cadeados de dominação. Probidade é o estágio a que devem atingir os que encontraram Jesus, não obstante o clamor da perturbação, a balbúrdia inquietante das lutas ou as ciladas soezes da impiedade que grassa transitoriamente na Terra, nestes dias que precedem aos dias a vitória do Evangelho sobre todas as circunstâncias que amarfanham o espírito humano sedento de evolução. Sê probo e honrado, especialmente quando escasseiam a honradez e a justiça na Terra.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

domingo, 27 de abril de 2008

CONVITE À PREVIDÊNCIA


Com espírito providencial, vinculaste-te às Entidades Previdenciárias e organizas o futuro.Diligente, armazenas, operoso, a fim de evitares surpresas. Atento, adquires valores e arriscas na bolsa, utilizando os atraentes meios de investimento, pensando. Acautelado, promoves recursos tendo em vista a família, a enfermidade, a velhice. O Evangelho, que é todo um tesouro de investimento eterno ao alcance da tua resolução, pode oferecer-te as imarcescíveis fortunas que ensejam felicidade real. Não que te devas descuidar dos compromissos que te vinculam à comunidade terrena. Mas que não vivas, apenas, em função deles. Imperioso também cuidar dos inevitáveis dias porvindouros que te reconduzirão à comunidade dos Espíritos, donde procedemos, diante dos quais e ante à própria consciência farás um balanço dos valores a que te vincules, compreendendo, então, o significado real da previdência colocada ao alcance das tuas atuais possibilidades.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

sexta-feira, 25 de abril de 2008

CONVITE À PERSEVERANÇA


Não asseveres: “é-me impossível fazer!” Nem redargas: “não consigo!” Nunca informes: “sei que é totalmente inútil aceitar.” Nem retruques: “é maior do que as minhas forças”. Para aquele que crê, o impossível é tarefa que somente demora um pouco para ser realizado, já que o possível se pode realizar imediatamente. Ninguém se compraz carregando demorada canga, não obstante, confiando em alívio, lenitivo. Nas cogitações que te cheguem ao plano da razão, interroga como gostarias que fizessem contigo se foras o outro, o sofredor, o necessitado que ora te roga ajuda. Assim, envolve-te na lã do “Cordeiro de Deus” e persevera ajudando. Não somente dando o que te sobra mas aquela doação maior a que te parece difícil, a quase impossível. A perseverança dar-te-á paz e plenitude. Insiste na sua execução.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quinta-feira, 24 de abril de 2008

CONVITE AO PERDÃO


Por mais rude haja sido a agressão, perdoa. Mesmo que a injustiça prossiga amargando as tuas elevadas aspirações, perdoa. Não obstante, o amigo momentaneamente enganado se haja transformado em teu algoz, perdoa. O ofensor é alguém a um passo do desequilíbrio. Aquele que se compraz na perseguição, ignora o grau de enfermidade que o vítima. O perseguidor permanece enleado nas teias do desvario e em breve será vítima de si mesmo. Tem, porém, cuidado. Reflexiona antes de reagir a fim de não agires por precipitação e reflexionares tardiamente. Jesus, convidado diretamente à reação negativa, vezes sem conta, permaneceu integérrimo perdoando e amando, por saber que aqueles que o afligiam eram espíritos aturdidos, afligidos em si mesmos, por essa razão, dignos de perdão.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quarta-feira, 23 de abril de 2008

CONVITE À PAZ


Conflitos do homem em si mesmo, conflitos do lar, conflitos do trabalho, conflitos da comunidade redundando em guerras de extermínio entre os povos como decorrência das lutas irreprimidas e descontroladas em cada criatura e de cada criatura em relação ao próximo. E é tão fácil a conquista da paz! Basta que não ambiciones em demasia, que corrijas os ângulos da observação da vida, que ames e perdoes, que te entregues às mãos de Deus que cuida das “aves do céu” e dos “lírios do campo” e que, por fim, cumpras fielmente com os teus deveres. Ninguém está em regime de exceção como pessoa alguma se encontra em abandono, em situação nenhuma, na Terra ou fora dela. Realiza o teu oásis interior e não te escravizes às coisas insignificantes, antes, luta com as armas da paciência e da confiança a fim de conquistares esse tesouro incomparável que é a paz.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

terça-feira, 22 de abril de 2008

CONVITE À PARCIMÔNIA


Não é por outra razão, que o Evangelho, esse sublime código moral vivido por Jesus na sua dinâmica poderosa, é a grande solução para esta atualidade turbulenta. Ante a mesa farta, parcimônia no comer. Diante do vestuário variado e excessivo, parcimônia no trajar; Em face à abundância dos licores e refrescos, parcimônia no libar; Envolto pela teia das facilidades, parcimônia no uso. O teu excesso é escassez do teu irmão. As tuas arbitrariedades constituem aflição para o teu próximo. Os teus abusos se convertem em prejuízos alheios. Reparte o pão, distribui o bem fartamente quanto possas, mas sê parcimonioso para contigo mesmo, antes que te transformes em motivo de alheia dor ou raiz de desdita no meio em que vives, sendo humilhado posteriormente como decorrência da exaltação ou esbanjamento pernicioso.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

segunda-feira, 21 de abril de 2008

CONVITE À PALAVRA


Instrumento valioso é a palavra, doação divina, para o elevado ministério do intercâmbio entre os homens. Resultado de notáveis experiências, o homem nem sempre a utiliza devidamente, dominado pela leviandade. A palavra, não poucas vezes, se converte em estilete da impiedade, em lâmina da maledicência, em bisturi da revolta e golpeia às cegas ao império das torpes paixões. No entanto, pode modificar estruturas morais, partindo dos ensaios da tolerância às materializações do amor. Toda palavra torpe, como qualquer censura contumaz, faz-se hábito negativo que culmina por envilecer o caráter de quem com isso se compraz. Enriquece o coração de amor e banha o cérebro com as luzes da misericórdia divina e da sabedoria, a fim de que fales, e fales muito, “o de que está cheio o coração.”

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

domingo, 20 de abril de 2008

CONVITE À PACIÊNCIA


Paciência não quer dizer amolentamento, mas dinâmica eficiente e nobre de produzir diante dos deveres que nos competem desdobrar. Ao lado de alguém que nos subestima — paciência. Entre as dores que nos chegam — paciência. Ante o rebelde que nos atormenta — paciência. O tempo é mestre eficiente que a todos ensina, no momento próprio, com a lição exata plasmando o de que cada um necessita a benefício de si mesmo. Jesus, acompanhando e inspirando o progresso da Terra, pacientemente espera que o homem se volte para Ele, a fim de que, encarregado da nossa felicidade, possa dirigir-nos pelo caminho que leva a Deus. Em qualquer circunstância, pois, paz e paciência para o êxito do empreendimento encetado.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

sexta-feira, 18 de abril de 2008

CONVITE AO OTIMISMO


A cada instante as circunstâncias geram circunstâncias outras, fatores atuais compõem fatores futuros, dependendo da direção que lhes imponhas. Não te canses, desse modo, exageradamente sob o peso da nostalgia ou te entorpeças asfixiado pelos tóxicos das frustrações que todos experimentam. Entrega-te a Deus e deixa-te conduzir tranquilamente. Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória momentânea. Nas duas traves da Cruz, quando tudo pareceria perdido, o Justo, em excelente lição de otimismo, descerrou os painéis da Vida Verdadeira, morrendo para ressurgir em gloriosa madrugada de Imortalidade, que até hoje é o canto sublime e a rota segura, plena de alegrias para todos nós.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quinta-feira, 17 de abril de 2008

CONVITE À ORDEM


Ninguém desconsidere o imperativo da ordem, sejam quais forem os argumentos nos quais estribe as próprias reações. Ordem é sinônimo de evolução, de equilíbrio. Muitas vezes, constrangidos pelas circunstâncias, somos convocados à rebelião na pressuposição de que arrebentando as amarras a que nos atamos poderemos fruir liberdade. Liberdade, todavia, que não se condiciona a diretrizes de segurança, mui facilmente se converte em indisciplina que promove a anarquia e favorece a libertinagem. Indispensável compreender a escala da evolução que a todos nos identifica e a todos nos caracteriza. Assim considerando, há aqueles que são os responsáveis pelo progresso, impulsionando a conquista e aqueles que são cooperadores em diversos estágios do trabalho edificante. Contribuindo com humildade e resignação, o homem se transforma em verdadeiro instrumento do bem, desdobrando possibilidades e mantendo as condições de eficiência para o engrandecimento do mundo e das demais criaturas.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quarta-feira, 16 de abril de 2008

CONVITE À ORAÇÃO


Terapêutica preciosa, porém, solicita maior dosagem de cuidados para colimar resultados mais poderosos. Esse antídoto, a qualquer mal, é a oração, a pausa refazente em que o espírito aturdido salta as barreiras impeditivas colocadas pelas turbações de toda ordem, a fim de alcançar as usinas inspirativas do Mundo Excelso. Arrimo dos fracos, amparo dos combalidos, sustento dos sofredores, dínamo dos heróis, vitalidade dos santos, perseverança dos sábios, coragem dos mártires, a oração é o interfone por meio do qual o homem fala aos Ouvidos Divinos e por cujos fios recebe as sublimes respostas. Faze um intervalo nas lutas quanto te permitam as possibilidades e convida-te à oração, a fim de poderes prosseguir íntimorato pelo caminho da redenção. Lobrigarás, então, melhor entendimento sobre coisas, fatos e pessoas.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

terça-feira, 15 de abril de 2008

CONVITE À MEDIUNIDADE


Médiuns todos o somos, e mediunidades possuimo-las todos nós. Aprimorá-las a plano secundário, é responsabilidade que cada um exerce mediante o próprio arbítrio. A argila maleável nas mãos do oleiro é a médium do vaso. O ferro em ignição na bigorna e malho do operário é médium da forma que plasma. Certamente uns estão melhormente aquinhoados pelas faculdades mediúnicas que lhes são concedidas para a própria edificação à luz consoladora da Doutrina Espírita que é a única diretriz segura com Jesus para o ministério abençoado de iluminação na Terra. Se, todavia, não experimentares os sintomas mais evidentes da mediunidade, transforma-te espontaneamente em instrumento do amor e acende a lâmpada do auxílio fraterno no coração, a fim de que a caridade te transforme em médium da esperança entre os que aspiram a um Mundo renovado e ditoso para o futuro, desde hoje.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

segunda-feira, 14 de abril de 2008

CONVITE À JOVIALIDADE


Como um semblante vulgarizado por um sorriso de idiotia representa um espírito agrilhoado à expiação, a dureza da face, o verbo cortante constituem as armas de insidiosa enfermidade espiritual. Jovialidade, portanto. Um espírito agradável a reproduzir-se numa face amena, não obstante as sombras e as lágrimas que, por vezes, expressam os impositivos da evolução pela dor, gerando simpatia e afabilidade. Cismando, porém, ameno, carregando a Cruz, todavia, tranqüilo, azorragado e humilhado até à extrema e mísera posição, Jesus manteve o alto padrão da jovialidade, em tal monta que mesmo em agonia amenizou as circunstâncias que exornavam a tarde de hediondez para cantar esperanças aos acompanhantes infelizes, acenando-lhes com a promessa do Paraíso, e bordando-lhes a noite pesada em que padeciam intimamente com as estrelas excelsas da paz ditosa.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

domingo, 13 de abril de 2008

CONVITE À HUMILDADE


Os que são incapazes de consegui-la identificam-na como fraqueza. Os pessimistas que chafurdam no poço do orgulho ferido e não se dispôem à luta, detestam-na, porque se sentem incapazes de possuí-la. Os derrotistas utilizam-se da subestima para denegri-la. Ela, no entanto, fulgura e prossegue. Escudo dos verdadeiros heróis, tem sido a coroa dos mártires, o sinal dos santos e a característica dos sábios. Com ela o homem adquire grandeza interior, e considerando a majestade da Criação, como membro atuante da vida, que é, eleva-se e, assim, eleva a humanidade inteira. Conquistá-la, ao fim das pelejas exaustivas, é lograr paz. No diálogo entre Jesus e Pilatos, esteve presente no silêncio do Amigo Divino e ausente no enganado fâmub de César. Seu nome é humildade.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

sexta-feira, 11 de abril de 2008

CONVITE À HARMONIA


Algumas horas nada são. Não devem ser complicadas, de modo a não se converterem em nova inquietação, diferente ansiedade. Se, todavia, acreditares não dispor de tempo, de oportunidade, de meios, recursos nenhum, senão disposição, abre a janela, à noite e fala às estrelas, escuta os astros fulgurantes, harmoniza-te. Harmonia é também pão e medicamento. Não prescindirás dela se pretendes lograr êxito. Mesmo Jesus, após as atividades de cada dia, ao lado dos amigos, refugiava-se, longe das multidões, no contato com a Natureza, orando, para prosseguir em harmonia com o Pai. E como afirma Paulo que “toda criatura de Deus é boa”, mister se faz desdobrar essa natural bondade, a fim de que, em harmonia, tudo receba “com gratidão”.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quinta-feira, 10 de abril de 2008

CONVITE À GRATIDÃO


Em muitos profissionais deste ou daquele mister esfria-se a dedicação, substituida por uma cortesia estudada e sem vida, em conseqüência da ingratidão constante dos beneficiários das suas mãos e das suas atenções. Acostumaram-se a ver no cliente de tal ou qual procedência apenas um outro a mais e se desvincularam afetivamente, por não receberem o calor humano do sentimento da gratidão. Gratidão, como amor, é também dever que não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece. A pétala de rosa espalhando perfume ignora a emoção e a alegria que propicia. Doa a tua expressão de reconhecimento junto aos que se tornaram frios e o teu amor aquece-los-á. Batendo-se-lhes às portas da afetividade, por gratidão, elas se abrirão para que a paz que ofereças reine em derredor deles e de ti mesmo, porqüanto a regra excelsa é bendizer até aqueles que nos maldizem, orando por quantos nos insultam.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quarta-feira, 9 de abril de 2008

CONVITE À FRATERNIDADE


Jovens viciados por este ou aquele fator desequilibrante, que agiram atados sob a constrição de drogas ou paixões; Homens e mulheres probos que foram surpreendidos pela infelicidade num momento de fraqueza; Adolescentes ou anciãos que foram levados ao furto pela fome. Quantas crianças, também, em Reformatórios, Escolas corretivas, porque não tiveram um pouco de carinho e desde cedo somente receberam reproche e desprezo social. Podes fazer algo. Tens muito para dar, especialmente no que diz respeito a valores morais e espirituais. Confraterniza com eles e acende nas suas almas a flama do ideal imortalista, para que encontrem mesmo aí onde sofrem um norte que lhes constitua bússola e rota na imensa noite do desespero que sempre irrompe nas celas em que se demoram enjaulados por fora ou encarcerados por dentro. Constatarás que ajudá-los é ajudar-se e ser fraterno para com eles é libertar-se de várias constrições que te inquietam, pondo a luz da tua fé no velador da fraternidade.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

terça-feira, 8 de abril de 2008

CONVITE À FIDELIDADE


Fidelidade! — eis o que escasseia nos diversos labores humanos. Ninguém pode viver realmente sem o estímulo e a sustentação de ideais superiores. São eles o dínamo que vitaliza o progresso, a alavanca bem montada que impulsiona o ser e o mantém. Antes que ruíssem impérios e civilizações, que tombassem vitimados pela leviandade e arbitrariedade os grandes homens, os ideais que os mantinham e estimulavam foram desprezados. À medida que a volúpia desta ou daquela natureza, estruge no espírito invigilante e o domina, as fileiras dos lidadores das causas humanitárias se desfalcam. Uns desertam por cansaço, dizem. Outros fogem por saturação, explicam. Diversos abandonam por falta de tempo, elucidam. Alguns mudam para examinarem outros objetivos, justificam-se. Sê fiel tu. Abrasado pela fé, nas hostes espiritistas em que te encontras, ama, serve, passa, fiel a ti mesmo e a Causa, seja qual for o tributo que te vejas forçado pagar, devotado e leal até o fim.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

segunda-feira, 7 de abril de 2008

CONVITE À FELICIDADE


Desnecessária a fortuna a fim de frui-la. Secundária a juventude de modo a gozá-la. Dispensável o poder para experimentá-la. A felicidade independe dos valores externos, sempre transitórios, sem maior significação, além daquela que se lhes atribuem. Felicidade é construção demorada, que se realiza interiormente a tributo de laboriosa ação sacrificial. Realiza o teu quinhão de dever com devotamento e faze sempre o melhor a fim de que o aplauso da consciência tranqüila te conduza ao pórtico da felicidade real. Não te exasperes face à desdita aparente. Nem te apegues ao júbilo momentâneo também ilusório. De tudo e todos os estados retira o proveito da aprendizagem e, assim fazendo, a pouco e pouco perceberás que a felicidade é conseqüência da auto-iluminação libertadora, como decorrência do amor exercido em plenitude fraternal.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

domingo, 6 de abril de 2008

CONVITE A FÉ


Para que a chama arda é indispensável a sustentação pelo combustível. A fim de que o rio se agigante, a nascente prossegue sustentando-lhe o curso. A mesa enriquecida pelo pão sacrifica o grão de trigo generoso. No ministério da vida espiritual, a fim de que o homem sobreviva ao clima de desespero que irrompe de todo lado, com as altas cargas da aflição, do medo, da dúvida, que se generalizam, a fé é imprescindível para a aquisição do equilíbrio. À fé inata devem ser adicionados os valores de reflexão e da prece de modo a canalizar a inspiração superior que passa a constituir fonte geradora de preservação do necessário capital da confiança. A fé é a flama divina que aquece o espírito e dá-lhe forças para superar tudo: mágoas, desaires revoltas, traições e até mesmo a morte. Alimentá-la para a própria paz é indeclinável dever que não podes postergar.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

sexta-feira, 4 de abril de 2008

CONVITE AO EXAME


A vida submete-te a cada instante a rigorosos exames, severas provas, através de cujos resultados credencias-te a investimentos maiores e à utilização de valores mais expressivos.Nem sempre consegues discernir quando estás sob testes, tão sutis se apresentam ou em currículo de aprendizagem, tão profundos e insondáveis são os misteres da Lei Divina. Justo que estejas vigilante, em atitude de cuidadoso comportamento. O rio das oportunidades passa com suas águas sem que retornem nas mesmas circunstâncias ou situação. O milagre da hora azada não se repete como seria de desejar, impelindo o homem ao salutar aproveitamento do instante. Conveniente examinar, também, as ocorrências, as concessões, as lições do caminho, de modo a retirar o que seja de bom, para aproveitamento que armazenarás a benefício próprio.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quinta-feira, 3 de abril de 2008

CONVITE AO EVANGELHO


Não há outra alternativa: seguir Jesus ou atormentar-se. Distante dEle não menores são as tribulações. Amplia-se o campo a joeirar e a dor envolvente não tem consolo. Em Jesus, no entanto, encontrarás segurança e sustentação. Sem Ele, experimentarás o vazio da soledade e o desespero da inutilidade. O Evangelho é clima de paz em permanente efusão de esperança. O mundo é só oportunidade. O que ora não colimes, lobrigarás depois. O que hoje escasseie, amanhã abundará. Despoja-te das dispensáveis indumentárias da ambição terrena. A jornada pela Terra objetiva aprendizagem, renovação. Sábio é o homem que discerne melhor, fazendo opções elevadas: trocando o transitório de agora pelo permanente de sempre.
CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

quarta-feira, 2 de abril de 2008

CONVITE AO ESTUDO


Aprofunda, por tua vez, o pensamento no estudo da revelação kardequiana, reservando algum tempo do dia, cada semana, ao estudo freqüente, a fim de impregnar-te da convicção e da renovação indispensáveis à preservação do patrimônio espiritual com o qual despertarás além da vida orgânica. Examina o conhecimento geral à luz do Espiritismo e assimilarás melhor as conquistas dos dias modernos, despertando em definitivo para a vida melhor curado das mazelas antigas fixadas no Espírito e assim ascenderás além e acima das vicissitudes. Outro não foi o título exigido por Jesus, senão o de Mestre, fazendo-nos discípulos permanentes ante o sublime livro da vida. Da mesma forma, a fim de poder ministrar a lição clarificadora do Espiritismo à Humanidade, Kardec fez-se professor para ajudar-nos a estudar e a refletir as sagradas lições do dever e da caridade que são as metas para a nossa real liberação.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS

terça-feira, 1 de abril de 2008

CONVITE À ESPERANÇA


Esperança expressa integração no organograma da vida. O rio muda o curso, a montanha desaparece, a árvore fenece, o grão germina, enquanto esperam... A mão grandiloqüente do tempo tudo muda. O que agora parece sombras, logo mais surge e ressurge em ouro fulvo de luz. Espera, diz o Evangelho, e ama. Espera, responde a vida, e serve. Espera, proclamam os justos, e perdoa. Espera no dever distribuindo consolo e compreensão, porqüanto, a fim de que houvesse a gloriosa ascensão do Senhor, na montanha da Betânia, aconteceram a traição infame, o cerco da inveja, a gritaria do julgamento arbitrário e a Cruz odienta, que em sublime esperança o Justo transformou na excelsa catapulta para o Reino dos Céus.

CONVITES DA VIDA
DIVALDO FRANCO
POR JOANNA DE ÂNGELIS